Fontenele Publicações / 11 95150-3481 / 11  95150-4383 Psicologia - CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA RELAÇÃO EDUCATIVA: a psicologia da ideologia e a educação social transformadora em ação

Os países que já estão colocando em prática o respeito e a inclusão dos Direitos Humanos Fundamentais começam a verificar a necessidade de uma Pedagogia da Diversidade considerando etnia, gênero, raça, classe social, orientação sexual e cultura para melhor avaliarem cada aluno ou grupos humanos. Aqui no Brasil nos deparamos com uma série de entraves sociais impostos por uma classe dominante irresponsável e gananciosa. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar a Educação dos Direitos Humanos Fundamentais apontando aspectos que questionam a proposta educacional governamental que trama sempre a favor da permanência das desigualdades sociais, da alienação e uma das mais injustas e perversas distribuições de renda. Os caminhos para a inclusão dos Direitos Humanos na relação educativa na perspectiva da Psicologia da Ideologia e Educação Social Transformadora, tema central do trabalho, é um processo extremamente complexo. Primeiro, teremos que contar com um Educador/Professor que tenha consciência de que a mudança deve começar por ele, pois tornar-se um agente de transformação implica se rever, analisar seus preconceitos, discriminações, sua postura frente ao sistema político-ideológico em que vivemos e ter em mente que uma Educação Social Transformadora implica que, além da Educação Formal na qual está capacitado a exercer, também assuma e participe da formação e Educação Informal, ou seja, aquela responsável pela formação social dos alunos, para torná-los cidadãos participativos, solidários e conscientes das injustiças sociais.

  • Informações Sobre o Livro


    Autor: Rogério Poian 

    Páginas: 328

    Formato: 17 x 24 cm

    ISBN: 978-65-5871-730-0

    Ano e pubicação: 2025

Escolha e compre direto na sua loja preferida.

Clique no link que desejar abaixo para ser redirecionado direto para a loja.