Os países que já estão colocando em prática o respeito e a inclusão dos Direitos Humanos Fundamentais começam a verificar a necessidade de uma Pedagogia da Diversidade considerando etnia, gênero, raça, classe social, orientação sexual e cultura para melhor avaliarem cada aluno ou grupos humanos. Aqui no Brasil nos deparamos com uma série de entraves sociais impostos por uma classe dominante irresponsável e gananciosa. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar a Educação dos Direitos Humanos Fundamentais apontando aspectos que questionam a proposta educacional governamental que trama sempre a favor da permanência das desigualdades sociais, da alienação e uma das mais injustas e perversas distribuições de renda. Os caminhos para a inclusão dos Direitos Humanos na relação educativa na perspectiva da Psicologia da Ideologia e Educação Social Transformadora, tema central do trabalho, é um processo extremamente complexo. Primeiro, teremos que contar com um Educador/Professor que tenha consciência de que a mudança deve começar por ele, pois tornar-se um agente de transformação implica se rever, analisar seus preconceitos, discriminações, sua postura frente ao sistema político-ideológico em que vivemos e ter em mente que uma Educação Social Transformadora implica que, além da Educação Formal na qual está capacitado a exercer, também assuma e participe da formação e Educação Informal, ou seja, aquela responsável pela formação social dos alunos, para torná-los cidadãos participativos, solidários e conscientes das injustiças sociais.
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