O livro apresenta visão abrangente sobre jogos digitais, e sua
aplicação na educação, explorando a interseção entre Jogos
Digitais, Tecnologia e Educação. A partir desse contexto histórico,
o texto traça uma linha temporal até a indústria contemporânea
de jogos. O livro é apresentado como uma coletânea de pesquisas,
onde cada capítulo oferece uma análise detalhada de diversos
aspectos dos jogos digitais. Tem-se um levantamento histórico
e uma análise conceitual dos jogos digitais, abordando suas
tendências. Segue com o mapeamento do cenário da produção
científica em jogos digitais relacionados à educação, oferecendo
uma revisão bibliométrica, explora a relação entre a linguagem
cinematográfica e os jogos eletrônicos. Uma parte significativa
do livro é dedicada a apresentar e analisar o desenvolvimento
de jogos educativos, com foco na experiência prática de criação
do Laboratório de Novas Tecnologias e Jogos Digitais – Display,
do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Januária.
Em suma, a obra oferece uma visão holística e inspiradora sobre
o papel dos jogos digitais na sociedade moderna, destacando
seu potencial como ferramentas de aprendizagem, preservação
cultural e transformação social ao combinar análise histórica,
revisão da literatura científica, estudos de caso práticos e
reflexões sobre o impacto social dos jogos.
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