Neste livro buscamos conhecer o ethos das torcedoras de futebol em Pernambuco, na perspectiva de compreender o percurso e motivações do “tornar-se torcedora”, bem como a relação estabelecida por elas com o clube. A pesquisa foi realizada com torcedoras dos três principais clubes do futebol pernambucano: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe. O nosso objetivo foi, além de conhecer o perfil sociodemográfico das torcedoras, compreender o percurso na construção da paixão pelo futebol. E ainda, apontar caminhos para uma cultura de consumo clubística atrelada à torcida feminina. Os dados encontrados apontam para o descortinar de um novo cenário no que diz respeito à participação das mulheres enquanto consumidoras de futebol. As falas das torcedoras, bem como as análises, ajudaram a demonstrar o quão essa relação é enviesada por questões que dialogam com a resistência, quebra de padrões naturalizados e tensionamentos.
Clique no link que desejar abaixo para ser redirecionado direto para a loja.