Abaixo apresentamos as dicas que todo autor deve saber antes de publicar o seu livro:
1. Verifique se o seu texto está bem estruturado com início, meio e fim.
Este é um detalhe importante. Ponha-se no lugar do leitor, ninguém deve escrever para si, à exceção se for um diário. Um bom texto é aquele que prende a atenção do leitor durante toda a leitura, e deve estar estruturado com início, meio e fim. Mas há exceções: determinados gêneros são feitos para não ter uma leitura linear, ou seja, do início ao fim, capítulo a capítulo – é o caso da crônica e da poesia, onde a leitura de um determinado capítulo ou poema não implica em uma leitura dos anteriores.
2. Não use parágrafos longos
Procure não usar parágrafos muito longos; a leitura, assim como a música, exige pausa. Isso ajuda o leitor a assimilar melhor o conteúdo e, visualmente, o texto fica mais agradável, além de tornar a leitura menos cansativa. Parágrafos médios, entre 350 e 500 caracteres são o ideal. Mas isso não é uma regra, é uma sugestão, há autores que preferem parágrafos longos por razões pessoais. No caso dos diálogos, tão comum nos romances, não tem jeito, às vezes o parágrafo tem apenas uma linha.
3. Deixe o trabalho duro para quem entende
Quando o autor contrata uma editora para produzir o seu livro, é ela quem tem que se preocupar com capa, diagramação, acabamento etc. É importante o autor focar no texto e não ficar quebrando a cabeça para dar conta de fazer capa, diagramação no Word etc.
Evite colocar aquele desenho “bacana” do seu sobrinho ou amigo próximo. A capa é a primeira impressão que os leitores terão do seu livro. Não tem jeito!
Aqui, na editora, temos excelentes profissionais que, certamente, poderão lhe sugerir capas atrativas que possibilitará ao seu livro ter um melhor destaque nas prateleiras das livrarias. É claro que você terá a oportunidade de trocar ideias e informações até a versão final da capa.
4. Sobre a venda
O mercado livreiro funciona da seguinte forma:
Escritor >> Editora >> Distribuidor >> Livraria >> Leitor.
Entre o escritor e o leitor há uma cadeia de empresas e profissionais que trabalham muito para que o seu livro chegue ao seu público alvo.
É importante ter em mente que tudo isso tem um custo, portanto é preciso que o livro seja viável no seu aspecto econômico.
Explicamos melhor abaixo:
Uma tiragem entre 100 e 500 livros é ideal para que o autor experimente o seu público mais próximo com um investimento inicial menor ou para um livro familiar (que conta a história ou a saga de uma família), ou um livro de poesia.
Uma tiragem de mil exemplares em diante, por ter um menor valor unitário, possibilita uma distribuição mais adequada, já que as livrarias, em geral, ficam com 50% do valor de venda do livro e a distribuidora com 10%, ficando para o autor 40%. No caso da venda em nossa livraria, o autor fica com 70%.
5. Qual o melhor local para lançar o seu livro
É importante informar que quem vai a lançamento de livro é o público mais próximo do autor (familiares e amigos), salvo ele seja uma celebridade, por isso é importante facilitar o acesso dos convidados. Se ele está em uma determinada região da cidade, não faz sentido marcar o lançamento no outro lado da cidade só porque lá tem uma livraria “chique”; o autor pode correr um sério risco de ter seu evento esvaziado.
O ideal é escolher lugares próximos ao público, pode ser um salão de festa, alguma biblioteca ou espaço público adequado; algumas instituições como SESC, SENAI, etc. costumam ter um bom espaço para este tipo de evento.
Tem dúvidas? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em conversar com você.